24 de fevereiro de 2012

As 10 invenções que apareceram no filme De Volta para o Futuro e se tornaram reais


Todos aquele que tiveram o prazer de vivenciar todo o charme dos anos  80, devem se recordar da série "De Volta para o Futuro" e das idas e vindas de Marty McFly e Emmett Brown dos anos 1980 aos anos 1950, antes de se dirigir para o futuro e voltar para o oeste selvagem . No passado do filme, podemos vislumbrar um pouco daquela realidade que não presenciamos e no futuro da sequência vimos coisas que fizeram nossos olhos saltarem. Na verdade, muitas daquelas invenções que os produtores do filme imaginaram para ilustrar o mundo de 2015 no filme já existem hoje. Procuramos listar as 10 invenções que se tornaram reais e mais 5 que estão a caminho!

10. Vídeo Conferência


Na década de 1980 nada era tão sci-fi quanto uma tela enorme de vídeo conferência, idéia que foi utilizada à exaustão em vários filmes. Quem diria que depois de duas décadas teríamos acesso à essa tecnologia? E fomos mais além, hoje já é possível fazer vídeo conferências de celular para celular através do Skype. Não precisamos ficar restritos a uma tela gigantesca presa na parede, ou seja, superamos os roteiristas do filme em inventividade!

9. Biocombustíveis

Doc Brown lançava latas de cerveja e casca de bananas no reator de energia do DeLorean e achávamos aquilo impossível! Mas hoje, você pode realmente rodar um carro com lixo doméstico. Usando um gaseificador, qualquer sólido de matéria seca e orgânica pode essencialmente ser convertido em combustível gasoso (ver abaixo).



Além disso, o biodiesel está sendo cada vez mais considerado como uma fonte alternativa de combustível, sem contar que a maioria dos carros novos no Brasil já são movidos a etanol, derivado da cana de açúcar. No entanto, mesmo com todo esse avanço, acredito que as latas de cerveja ficarão de fora!

8. Binóculos digitais

Você quer zoom digital, reconhecimento facial e visualização de dados de distância? O futuro é agora! O software de reconhecimento facial já está disponível para o iPhone, aparelhinho que pode emular muitas das funcionalidades destes binóculos do filme. Você tem alguma dúvida de que o celular da Apple é o dispositivo do futuro?

7. TV holográfica

IMAX 3D, vocês já ouviram falar? Podemos estar a salvo de tubarões holográficos saltando de letreiros, mas o 3D se tornou uma realidade pungente. De filmes tenebrosos como Piranha 3-D a outros maravilhosos como Avatar e A Invenção de Hugo Cabret, o 3D está presente hoje em aparelhos como o Nintendo 3DS, em celulares e notebooks. Além disso, há sugestões de que os jogos em vídeo games muito em breve serão capazes de rodar 3D sem a necessidade de óculos.

6. Dividir a tela da TV

No filme, Marty Jr. usa uma TV para assistir a seis canais diferentes ao mesmo tempo - o que seria um exagero de telas, mesmo porque, quem, em sã consciência assistiria seis programas diferentes ao mesmo tempo não é mesmo?Mesmo não sendo nem um pouco funcional, essa realidade já existe há algum tempo em TVs comuns.


                                                    A Cell TV da Toshiba em ação.

5. As redes sociais

Enquanto Marty é demitido pelo seu chefe no filme, algumas informações são mostradas na tela da vídeo conferência. Informações  do chefe de Marty como hobbies, bebidas favoritas, ocupação e alimentos menos favoritos (ele odeia cerveja) aparecem no vídeo indicando suas preferências pessoais. Muito embora isso não seja uma mídia social propriamente dita quando o filme foi feito há 20 anos, este é precisamente o tipo de coisa que realmente temos hoje em aplicações como o Twitter, MySpace e Facebook. Se você é azarado o suficiente para ser demitido numa dessas redes sociais, certamente muita gente te dará apoio no seu mural ou na sua timeline, o que já seria um conforto não é mesmo?

4. Pagamentos online

Há 20 anos atrás, os roteiristas do filme já vislumbravam a possibilidade de se fazer pagamentos, depósitos e transações bancárias online. Será que isso é exatamente uma novidade hoje em dia?

3. Tênis de auto-ajuste

 Hoje em dia ainda não existem tênis que se ajustam sozinhos, mas já existem roupas que reduzem o suor, o calor, o frio, que recarregam baterias, que mudam de cor de acordo com o humor da pessoa dentre outras funcionalidades. Sem contar que a Nike em 2009 lançou essa belezinha aqui:

A Nike percebeu que depois de 19 anos talvez houvesse chegado a hora de lançar os tênis de Marty no filme. Os Hyperdunks Nike não são réplicas exatas (que brilham no escuro e tem '2015 'escrito na língua), mas eles são a coisa mais próxima deles que teremos...
Passo 2: Este homem inteligente anexou um motor na parte traseira de um sapato, permitindo que os cadarços se auto ajustem. Combine os dois para o futuro bem próximo de suas mãos.



Roupas mudam de cor de acordo com o humor da pessoa que as vestem.

2. Leitor de impressão digital em fechaduras de portas

Embora não seja onipresente, sistemas de fechaduras com leitor de impressão digital não são raros também. Não é incomum vê-los em áreas que necessitam um acesso seguro. Sem contar que esse leitor já pode ser visto comumente em notebooks e outros aparelhinhos vistos por aí

1. Bonés Translúcidos

Esta é uma invenção que não chega a ser uma grande novidade - muito embora desejássemos que ele nunca tivesse existido porque  né? Ô troço feio... que o diga os News Raves da vida...
Agora, aqui estão 5 invenções que quase chegaram às lojas - ou não:

5. Postos de gasolina self-service

Quem sabe se muito em breve não teremos robôs abastecendo nossos carros? cada dia que passa surgem novos e mais avançados modelos de geringonças robóticas.

4. Skates voadores

Durante uma entrevista na época do lançamento do filme, o diretor Robert Zemeckis alegou que os skates voadores eram reais, mas não estavam liberados para o público devido a preocupações com a segurança de quem fosse utilizá-lo. Infelizmente era mentira. Apesar de existirem protótipos de skates que flutuam , eles não se sustentam com alguém em cima e certamente estamos longe de algo tão legal assim...

3. Controlar jogos sem joysticks

Enquanto jogavam  no vídeo game no Café do filme, vemos Elijah Wood (que na época parecia um hobbit de verdade de tão pequeno que era) jogando sem joysticks e Marty estranha o fato. hoje isso já é uma realidade também. Haja vista o Kinect e o sensor do Play 3. Em breve teremos mais novidades.

2. Microondas / fornos inteligentes Hidratante

Ok, infelizmente não existem fornos que hidratam pizzas, mas temos microondas, que é tão legal quanto!

1. Michael Jackson Robô

Os produtores de "De Volta para o futuro" não poderiam imaginar na época o que o destino reservava para o Rei do Pop. Mas eles não esqueceram de Michael Jackson na época em que o filme foi produzido, mesmo porque o mesmo estava no auge do seu sucesso, e foi assim que ele entrou como um robô-garçom numa lanchonete. Seria muito bom se num futuro próximo, tivéssemos Michael Jacksons robôs, para nos atender em um estabelecimento comercial e para dançar por aí não?
Em uma nota de encerramento, os carros voadores (infelizmente) ainda não estão disponíveis para compra. Nós checamos. Tem alguns protótipos , mas nada certo ainda, porém fiquem tristes, afinal de contas, os helicópteros estão aí.



Carros voadores

Gabriel Matos

About Gabriel Matos

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :

1 Amigos Me Deram uma Luz:

Write Amigos Me Deram uma Luz
Alex
AUTHOR
1 de março de 2012 17:52 delete

Um pouco de pesquisa antes de fazer o post não iria matar, videoconferência existe desde a década de 70, Forno Microondas existe desde a década de 40... Entre outros furos bizarros, péssimo post.

Reply
avatar