28 de setembro de 2011

Conheçam os novos Thundercats



Um dos melhores desenhos da década de 80, os Thundercats arrebanharam fãs em todo o planeta e tornou-se uma das mais festejadas e queridas animações de todos os tempos.
Por tal motivo algo me inquietava: O remake que estava por vir e que prometia dar um novo início a série, contando de maneira minuciosa o surgimento do Grupo liderado por Lion-O. Nunca vejo com bons olhos os remakes, geralmente são feitos por oportunistas que querem apenas ganhar alguns caraminguás a mais para encher seus já robustos cofrinhos. 
Como fã fervoroso posso dizer que não foi esse o caso. A série foi levada a sério e os produtores, fãs assim como eu, respeitaram bastante cada um dos personagens. 
Mudanças foram feitas, algumas para melhor, outras nem tanto (o Snarf por exemplo), porém, todas necessárias. No decorrer dos episódios, personagens vão sendo apresentados e detalhes nunca explicados antes vão sendo revelados a conta-gotas e de maneira convincente, um dos pontos fortes do desenho, ao menos para mim. 
Enfim, a série foi melhorada, o upgrade que foi dado a ela deu um novo vapor de modernidade ao que já era bom. A fotografia e algumas "tiradas" caíram como uma luva e a "descoberta" de que (Spoiler, selecione o espaço em branco se quiser saber) Tygra e Lion-O são irmãos me deixou de queixo caído.
Tou no oitavo episódio e ansioso pelos próximos! Assistam, vale muito à pena!
A seguir uma entrevista com um dos produtores, que foi realizada originalmente pela MTV americana e traduzida pelo pessoal do Seriático:


Primeiro, fale sobre a ideia geral do processo de redesign. Como vocês conseguiram fazer essa tarefa de mudar a aparencia dos personagens para a nova geração de fãs enquanto se mantiveram fiéis as pessoas que são fãs da série original?

Ethan Spaulding: Decidimos que o melhor seria manter o traçado dos personagens - especialmente suas cores - então a primeira vista você pode dizer quem é quem. Nós realmente mantemos o espírito de todos os personagens e apenas fizemos um update com um pouco mais de realidade em suas armaduras e em alguns aspectos dos anos 80 - como o diafragma exposto do Lion-O. O traçado original é ótimo, mas o mundo em que temos essa história, nós tivemos que adaptar nossos traçados para essa história, então esse foi a nossa decisão.

Todo mundo está perguntando sobre essa influencia animê na imagem. A série vai ter esse aspecto também? A influencia animê se estende além dos traçados dos personagens?

Ethan Spaulding: Ela vai se estender na maneira que a história é contada também. A série original foi feita no Japão, e muitas pessoas provavelmente não sabem disso. Muitos artistas foram ao Studio Ghibli e trabalharam no primeiro filme do Hayao Miyazaki. Então ThunderCats tem um pé na animação japonesa. Nós estamos meio que voltando as origens e honrando isso na nova série. Eu sempre fui um grande fã da série original e eu amo a animação japonesa e o que eles podem fazer. Então estamos realmente voltando as origens.

Teve algum elemento da série original que vocês sentiram necessidade de melhorar nessa nova versão? Teve alguma coisa que vocês sentiram como se fosse uma oportunidade de mudar para melhor nesse redesign?

Ethan Spaulding: Não muito. Apenas tivemos que dar update neles e um novo rumo. Olhando para como eles se vestiam antigamente, era mais como um desenho de super-heróis. Dá pra ver isso na antiga programação, e eles pareciam mais como se fossem uma equipe de super-heróis. Com a nossa história de volta, não poderiamos ir nessa direção.

Muita gente anda perguntando sobre o Tygra...

Ethan Spaulding: (Risadas) Todo mundo quer saber sobre o Tygra. Não posso revelar muita coisa. Basicamente, nós queremos fazer ele mais legal do que ele era. O consenso era de que ele o cara chato da antiga versão, então queremos fazer ele mais interessante e dar a ele outra dimensão. Mas não se preocupem - ele ainda tem seu chicote. As pessoas se perguntavam onde que o chicote dele estava, mas está em sua cintura.

Eu notei que até o Nhunchaku do Panthro com as garras passaram pelo redesign...

Ethan Spaulding: Nós gostávamos de todos os aspectos da versão antiga. Esse é o aspecto icônico desses personagens - você ter que ter os nunchakus com garras no final. Esse foi o desafio: como damos um update nele? Nosso diretor de arte fez um ótimo trabalho. Ele deu o primeiro passo em todos os personagens, dando um update neles e então mandando para o Japão. Os designers de personagens de lá dão o ok nos designs, modificam o que precisa e então nós analisamos. É mais como uma produção em conjunto que está acontecendo.

Outra coisa que todo mundo está perguntando é sobre os personagens que NÃO VEMOS na nova imagem. Cadê Snarf, WilyKit e WilyKat? Vamos ver eles logo?

Ethan Spaulding: Sim, Vocês vão ver todos. Nós vamos mostrar todos de pouco em pouco. Fiquem tranquilos, eles estão lá e eles estão ótimos. Eles estão com um redesign um pouco diferente, e vocês vão ver o que eu digo quando a hora de mostrar os personagens chegar.

Quando eu falei com o seu co-produtor, Michael Jelenic, sobre a série, ele falou sobre como a estratégia de redesign era tirar as cores claras do título original e dar um tom mais escuro. Como você descreve no geral?

Ethan Spaulding: Está mais realístico, mais cor do mundo real. As animações japonesas são incríveis. As cores são usadas de maneira bem diferente do que na animação norte-americana, e tem um pouco mais de variedade. Nós somos fãs desse estilo. Você tem um pouco mais de atenção na iluminação na série, na atmosfera e plano geral do projeto. Nós estamos queremos dar a sensação de um filme e esperamos conseguir isso.

Parece também que Lion-O é um pouco mais jovem na série...

Ethan Spaulding: Sim, isso é parte da história, também.

E a aparencia do Pantrho está um pouco mais velha com aquela cicatriz no olho dele...

Ethan Spaulding: É, Estamos fazendo ele como um veterano mais velho. Ele esteve fora na Terceira Terra explorando. Ele é o mais velho do grupo quando todos estiverem juntos.

Você está surpreso pela reação massiva em relação a série e tudo que vem sendo lançado até agora?

Ethan Spaulding: Um pouco surpreso, sim - mas quando eu penso sobre isso, eu entendo. ThunderCats está na cultura pop desde 1985.

O que mais te atraiu nesse projeto em primeiro lugar? Você era um grande fã da série original?

Ethan Spaulding: Eu era um grande fã quando eu era jovem. Todo mundo fala da abertura de ThunderCats e ainda é hoje uma das melhores aberturas de qualquer tipo de série animada. Eu gosto de fantasia e elementos ficção-científica e coloquei um pouco nos design dos personagens. Eu desenhava quando criança, então sempre correspondi de todas as maneiras com aquele desenho. Espero que estejamos fazendo jus aos personagens. Eles são ícones agora e estamos tentando fazer jus a série original e ao seu espírito e mostrar os personagens mais ainda do que na série original.


Gabriel Matos

About Gabriel Matos

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :