15 de junho de 2011

Tirinha americana preconceituosa

Por Gabriel Matos

Dia desses estava lendo um blog que eu acompanho e me deparei com comentários ofensivos relacionados a forma do brasileiro lidar com redes sociais e jogos online. Segundo o autor do blog, temos a mania de adicionar quem não conhecemos, de lotar o ambiente do jogo, de conversar num inglês sofrível, isso quando não falamos em português mesmo, com os gringos enquanto interagimos com eles. Pois bem, segundo o famoso blogueiro, o Orkut foi rejeitado lá fora por nossa culpa. De acordo com suas palavras, infestávamos as comunidades e conversávamos em português, o que terminava por afugentar os gringos que por lá estavam. Mas de pronto pensei: "Oras, mas não falamos português? Por que haveríamos de nos comunicar em outra língua nas comunidades então"? Não sei. Só sei que ELE queria que fosse assim. E para ilustrar e reafirmar o que dizia, o blogueiro postou essa tirinha carregada de desdém e troça:

Para quem não entende lhufas de inglês, farei um resuminho básico: O guerreiro do início do post é algum americanozinho (ou um canadense) educaduzinho e extremamente feliz, constatando que esse jogo virtual é muito legal porque pouquíssimas pessoas o jogam. Mas ao chegar na cidade ele vê um aglomerado de pessoinhas, numa bagunça que está se formando. Ao se aproximar, descobre que os bárbaros estão falando algum tipo de língua extravagante e exótica (português brasileiro, #todoschora).
Um daqueles seres exóticos se aproxima dele e questiona se ele fala português: "BR". O guerreirinho supereducadoegentil responde que não é brasileiro e que aquela versão do jogo é para americanos (onde supostamente se deveria falar inglês). O bárbaro brasileiro não deixa o americano terminar a frase e já pede dinheiro num inglês sofrível e mal falado: "gibe moni ples", ao que o americano responde que só tem uns poucos caraminguás para alguma louca porção qualquer. O brasileiro insano dá uma horrenda risada psicótica e sai louco por aí. Em poucas semanas o mundo virtual está tomado de ogros loucos e grosseiros (todos brasileños) que transformam aquele reino, antes pacífico e seguro, num local de horror real e desesperante, culminando com a queda do sistema do jogo. Acho que não foi bem um resuminho básico, mas vá lá. Se essa tirinha for a imagem de algo que realmente acontece, faz-se necessário que nós mudemos nossa postura, porque a imagem que alguns brasileiros passa para o pessoal de fora é a pior possível e com isso devo concordar. Mas resolvi escrever esse post, porque esse blog é um dos que leio, mas apenas para ver até onde a semnoçãozice de uma pessoa pode chegar. O autor é um brasileiro, cearense, que mora hoje no Canadá, trabalha num sex shop e é deslumbrado por se encontrar num país de primeiro mundo. Em quase todas suas postagens, ele exalta o país em que está vivendo e esfrega na cara dos leitores o quão legal é viver por lá. Até aí, ok, tudo bem. Mas diversas vezes ele se refere aos brasileiros de forma negativa e perjorativa. Algo que me incomoda sobremaneira. Não quero aqui tirar seus méritos, mesmo porque, o cara é sucesso na blogosfera falando apenas de sua vida pessoal, mas esse post dele em particular me inquietou e resolvi escrever sobre.
Agora quero saber o que vocês acham dessa tirinha e do blog do cara: Rolou um preconceitozinho aí, ou somos assim mesmo e eu tou exagerando?

Gabriel Matos

About Gabriel Matos

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :

10 Amigos Me Deram uma Luz

Write Amigos Me Deram uma Luz
Anônimo
AUTHOR
16 de junho de 2011 08:48 delete

o cara é,um palhaço isso sim. que fique ele por la e não volte mais não precisamos dele aqui

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de junho de 2011 12:19 delete

Você já entrou em algum server gringo de algum jogo? Pode ver que onde tem muito br jogando só dá merda... Ficam falando bobagem sem sentido durante as partidas, ficam tentando sacanear os outros,etc etc. Se voce tá num server gringo, pelo menos fale a língua que é usada nesse server (ou no minimo ingles)... Se não gostou, sai fora e vai pra um server br ficar trollando seus amiguinhos

Reply
avatar
Michel
AUTHOR
16 de junho de 2011 16:44 delete

Qualquer um deve se expressar do maneira que melhor convem, mesmo em jogos gringos, essa ideia de é falta de educação falar em português não passa de preconceito e racismo imposto pela cultura americana.
A nossa risada "caracterizada"(hasuhasu) nada mais é que cultural,quando temos gringos nos server br tratamos todos com respeito, até incluimos o "lol" em nossa cultura digital sem nenhum preconceito ou xenofobismo.
Esses americanos conservadores levam com eles muitos brasileiros que querem se destacar do "povão" e ficam defendendo-os e acabam esquecendo qual é sua verdadeira pátria.
Falta de caráter e nacionalismo brasileiro.

Reply
avatar
mark
AUTHOR
16 de junho de 2011 17:03 delete

deve se expressar da maneira que todos possam entendê-lo. Se o jogo é global por exemplo, a língua adotada deve ser o ingles... Só assim pra se comunicar com japoneses, malaios, alemães, turcos, italianos, etc ao mesmo tempo (ou vc é poliglota e fala todas essas línguas?) Não é defendendo americano nem nada disso, mas sim defendendo o direito de todos entenderem o que você está dizendo no jogo. O mundo adota o inglês como língua padrão para que todos, não só brasileiros, entrem num consenso e se entendam...É muito egoísmo entrar em um server gringo e ficar falando só na sua língua... Se é pra ficar conversando, faça com que todos entendam o que você quer dizer!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de junho de 2011 17:03 delete

Mano, essa tirinha resume perfeitamente o que BR faz em jogo, hackeia, estraga, da lag, e fica trollando tudo o que tem no jogo ( isso inclui bug ). Melhor exemplo disso: Combat arms, antes de vir pro Brasil, o jogo foi proíbido aqui na américa do Sul, por que todos os babacas desse pais que eu vivo, resolveram hackear, bugar o jogo. Quer falar em portugues no server gringo, OK! , só num fica spamando mensagem tonta ou falando coisas tipo: Min da un itan plox rsrsrs, num é atoa que nossa imagem em quase tudo tá uma merda

Reply
avatar
Gabriel Matos
AUTHOR
16 de junho de 2011 18:05 delete

Sou um completo noob em jogos online, nunca joguei nenhum e realmente essa situação toda foi uma grande novidade. Claro que devemos prezar nossa língua mãe, mas se há um consenso, segundo vocês, em se usar o inglês como padrão, acredito que devemos respeitar e nos adequar. Minha opinião. Agora que a tirinha é engraçada, não posso negar! rsss
Ri muito do carinha aí que falou "Min da un itan plox" huauahuah

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de junho de 2011 18:08 delete

tira mais velha que o big bang.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
17 de junho de 2011 18:50 delete

O brazuca-canadense aó disse a verdade.

Brasileiros são porcos na internet mesmo.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de junho de 2011 15:23 delete

Texto digno de quem não interpretou a postagem do cara, bem como o primeiro anônimo que sem saber ler prefere interpretar do seu jeito e já partir para ofensa.
Sim, brasileiro "destroi" qualquer coisa que coloca o dedo. É impressionante a falta de educação de jogadores de MMORPG. A tira é a melhor expressão da verdade, e não tem graça nenhuma.
Ele ainda cita essa chateação que é falta de interpretação de críticas: "É especialmente cansativo ouvir essa reclamação-curinga porque na maioria das vezes a minha crítica não é comparativa ao Canadá". Brasileiro é metido a malandro, mal educado, e a trollagem aqui comprova isso. Primeira e última vez que visito isso daqui.

Reply
avatar
Rfs_faria
AUTHOR
24 de agosto de 2012 15:46 delete

Na boa, se qualquer um aqui já jogou jogos onlines, vcs sabem muito bem o que rola, e essa tira faz sentido. A galera é cheater, mal educada, tenta levar vantagem em cima dos outros, não sabe perder, desrespeita os outros jogadores e quando ganha ainda quer te zuar por isso e sem contar que sempre tem aquele nubzinho que fica pedindo dinheiro e item pra galera.
Nem todos são assim é claro, mas, nós todos sabemos que isso existe aos montes nos games onlines e os caras fazem a mesma coisa lá fora, aí por conta disso nós que somos honestos e jogamos da forma correta pagamos pelos maus jogadores.
Deve existir sim um certo preconceito, mas, a julgar pelo que vemos nos jogos aqui eles tem muitos motivos para nos vetarem lá fora, infelizmente.

Reply
avatar